domingo, 21 de novembro de 2010

MAURÍCIO CHAÉR, VADO E ZUMBI DOS PALMARES EM SUZANO - TV ARTPONTO

CHAÉR, VADO E ZUMBI DOS PALMARES EM SUZANO


Ao convite do artista plástico Maurício Chaér, o presidente deste canal, Líbano Calil, acompanhado da diretora da ARTPONTO.ORG Andrea Cruz, estiveram na cidade de Suzano, na região do Alto Tietê, para prestigiar e documentar a inauguração do Monumento “ ZUMBI DOS PALMARES” instalado dentro do Parque Municipal de Suzano.
Foi um dia de festa, que começou com uma caminhada que partiu da praça central do município.
Assim que chegaram ao parque, todos os participantes assistiram à peça “Navio Negreiro” interpretada pelo exímio ator Vado.
O monólogo poético e dramático, brasileiro por excelência, emocionou o publico, graças à experiência do interprete. Um verdadeiro virtuose.
A história da saga do povo africano, trazido pelos traficantes de escravos, do longínquo continente africano, para trabalharem em regime de escravidão servindo seus senhores, donos de fazendas, que em nada se pareciam com humanos, raras eram as exceções. Mesmo assim não eram remunerados. Era uma época de tristeza e injustiça.
Eram comprados por valores representados em cabeça de gado ou jegue. Indigno ao extremo. Que caráter teria os homens chamados bons, por que possuíam serem humanos e no mesmo nível de consideração os vendiam e compravam. Lamentamos não vivermos em tal época. Ficamos ao sabor do tempo, impedidos de manifestarmos nosso repúdio ao demoníaco ambiente em que viviam. Se é que realmente viviam. Seres humanos, de sangue vermelho como o nosso, mas com pele negra.
Segundo Vado em frase embutida no texto da obra, “povo muito bonito, como todos”.


O tempo passou e hoje pela natureza resistente dessa raça, eles caminham ao lado de todos os outros imigrantes, com o mesmo status-quo. Eles são brasileiros e como todos reivindicam igualdade de direitos. Olhem! Não estão longe de conseguir.

O monumento em homenagem à saga de ZUMBI foi encomendado às mãos mais hábeis da região. Tem formato contemporâneo e em sua simplicidade estética, traduz a mensagem de otimismo e enaltece a antológica vida de todo um povo, hoje integrado a sociedade brasileira. Maurício Chaér é ceramista de primeira linha. Já expôs no MASP e está habilitado para qualquer desafio artístico. Em muitos outros lugares freqüentados por experientes colecionadores e experts, seu trabalho não decepciona nunca e não é para leigos! É difícil explicar somente com a frase, eu gostei do trabalho, para traduzir o impacto que causa ao espectador a obra de Chaér. Neste caso, primorosa. Tem muito mais coisa a se analisar.
O povo de Suzano estará eternamente em boa companhia a partir desta data.
Esperamos a visita de todo o nosso publico, no local para apreciar a significância da obra.


Líbano Montesanti Calil Atallah