quinta-feira, 15 de setembro de 2011

IVAN SLAVINSKY - A REVISTA TV ARTPONTO

IVAN SLAVINSKY


Gilberto Geraldo pode sim ser considerado um dos maiores pintores brasileiros de todos os tempos.
É com essa frase que quero iniciar minha fala a respeito deste artista, estivemos juntos, em 2001, no Salão Paulista de Belas Artes. Ele foi premiado, eu também, recebi mui honrosamente, uma Medalha de Bronze. Gilberto Geraldo foi bem melhor levou Medalha de Ouro.
Muito recentemente, ele de São Petersburgo, na Rússia, eu daqui do Brasil, resolvemos que uma parceria para trocarmos conhecimentos e informações sobre arte seria bastante complassível.
Nossos leitores sairão muito bem, na certeza.
O primeiro artigo de Gilberto Geraldo é sobre o Hiper Realista Ivan Slavinsky, então vamos acompanhar a matéria conforme nos enviou Gilberto.
Tive contato com a obra deste artista quando ha alguns anos inaugurou sua exposição individual, na Slavinsky Art Gallery, hoje com o nome de Lazarev Gallery; onde por varias vezes visitei primeiro porque a coleção de pinturas nesta galeria e interessante, segundo fica muito próximo do meu atelier.


A arte de Ivan Slavinsky, denominada Realismo Fantástico, e explicita e com um jogo de múltiplos significados e ideologia intelectual e mostra uma incrível habilidade e beleza causando  grande impacto; principalmente no contraste que ele usa entre largos empastes, de diversas cores pouco mescladas, contra as áreas transparentes. À primeira vista as obras parecem estar  sobrecarregadas de detalhes expressivos, mas tudo esta subordinadamente ligado ao conteúdo do filosófico. Para o artista isso não e apenas um jogo das técnicas, mas também uma oportunidade de sempre estar descobrindo algo em si mesmo.

                              
Royal Flush, 2006

                  



Ivan Slavinsky, nasceu em 26 de abril de 1968, na antiga Leningrado, (hoje São Petersburgo).
Seu pai Dmitry Oboznenko  (1930-2002), que também foi pintor, se formou na academia de arte Ilya Repin. Posteriormente trabalhando como pintor de batalhas. Sua mãe, Galina Patrabolova,e formada em Historia da Arte.


Slavinsky,começou a desenhar aos cinco anos de idade e durante seus estudos na escola media de arte, adquirindo experiência profissional. Sua primeira exposição individual inaugurada em 1991, na Galeria da associação dos artistas livres, em São Petersburgo e aos poucos foi se tornando conhecido na sua cidade e também Moscou. Em 1997 entrou para associação dos artistas russos.


No ano de 1993 Slavinsky viajou para França, morando e trabalhando por dez anos, neste período fez exposições individuais em Luxemburgo, Dublin (Irlanda), Estocolmo (Suécia), Marselha, Paris e outras cidades.

Slavinsky diz, "(Não busco uma maneira nova de pintar, porque tudo o que os mestres fizeram e perfeito, sendo assim faço uso de todos os conhecimentos para tratar minhas idéias e interagir com o publico)" 


Em 2003, Ivan Slavinsky voltou para São Petersburgo Inaugurado uma exposição individual na atual galeria de arte "Lazarev Gallery", onde atualmente vive e mantém seu atelier.
eu atelier.

          Algumas imagens do interior da galeria Lazarev 

                 
              
     Galeria das obras de Ivan Slavinsky 






                                                 Pit stop, 2000

                                              Pit stop girls, 2009

                                                   Verona, 2007

                                                Retrato de Dasha

                                                  Jogo, 2000

                                                  Princesa, 2009

                                                  Inverno, 1997

                                Natureza Morta com Astrolabio, 2003

                                        O Mestre do Tempo, 2007

                                                  Passeio, 2009

                                             Intel Inside, 2003

                                          A Nona Onda, 2007

                                          Cinco Esquinas, 1999

                                    A Grande Toca Dos Ratos, 2002

                                     Manhä das Luas Quebradas

                                                     Violinista         


                           

"[ Uma escola realista forte e asas sem aparas fazem a fantazia]"
                                                                            Ivan Slavinsky

Gratos, todos nós brasileiros por este envio de Gilberto Geraldo. Pela honra de permitir que nós brasileiros estejamos em contato com estes raros talentos.

Líbano Montesanti Calil Atallah